Novo Medicamento para parar de fumar e não engordar

Está em fase final de estudos clínicos o medicamento "ACOMPLIA", cujo principio químico é o Rimonabant, o qual será lançado no Brasil no final de 2005 pelo laboratório SANOFI-AVENTIS.

O seu mecanismo de ação central, isto é, age nas áreas cerebrais que possuem receptores para a fome e o apetite. O obeso compulsivo excita, continuamente o centro cerebral da fome, através de mecanismos complexos. O equilíbrio entre a fome e a saciedade é rompido, causando um apetite voraz que, aparentemente, não é saciado mesmo com quantidades imensas de alimentos.

Por outro lado o ACOMPLIA, foi testado com sucesso em pessoas que querem deixar de fumar.

Foi mostrado, pelos médicos do projeto, que com o uso do Rimonabant, em 10 semanas 28% dos fumantes inveterados (2 maços por dia) deixou de fumar e não ganhou peso. Quando o fumante deixa o tabaco, pode ganhar de 5 a 10 quilos em 4 ou 5 meses.

Os efeitos colaterais foram pequenos, incluindo alguns distúrbios digestivos no inicio do tratamento. No momento, os estudos estão sendo conduzidos com 6 mil voluntários, não fumantes que desejam perder peso e outros pacientes que são obesos e fumantes.

O Rimonabant revela-se altamente promissor em duas áreas - a obesidade e o fumo - que são enormes causas de doenças cardiovasculares e de estimulo para o câncer.

Retorna...